Buscar:

ANODIZAÇÃO

PROTEÇÃO E MANUTENÇÃO

 

PROCEDIMENTOS:

  1. Devido a propriedade anfótera do óxido de alumínio formado durante a anodização, deve-se evitar seu contato com produtos alcalinos, tais como: argamassa, cimento, massa de reboco e resíduos aquosos destes materiais, e também com produtos ácidos como ácido muriático, etc.

 

2. As peças anodizadas devem ser protegidas com produtos adequados até que se elimine os riscos de danificar a anodização.

 

3. Para conservação e limpeza das peças anodizadas, deve ser aplicado um detergente neutro com esponja macia. Não usar palha de aço, bombril nem ferramentas e materiais que possam danificar a camada anódica.

 

DICAS MAIS IMPORTANTES QUE VOCÊ DEVE SABER

 

Argamassas: Cuidados especiais devem ser tomados, qdo a instalação das esquadrias depararem com a obra em fase de reboco ou com seus resíduos aquosos (infiltrações de lage e outros). Estes causam danos irreversíveis em contatos com as superfícies anodizadas. Como precaução aconselha-se o uso de películas em P.V.C, que resistam aos raios solares "Fita 3W 26 - X da 3M - ou Vaselina Sólida", a qual pode ser removida com solventes orgânicos como aguarraz, thiner e outros, tomando os devidos cuidados com as guarnições.

 

Fitas Adesivas

 

As fitas adesivas é um bom meio de proteção, porém deve-se ter o cuidado quanto a escolha, pois algumas não garantem resistência relacionada aos raios solares, no sentido de não aderirem em demasia ou ressecar sobre as peças pintadas, até a época de sua remoção.

 

ABNT 12.609: Salienta que zonas marítimas (cloro), e zonas industriais (enxofre) oferecem alta agressividade, e a deterioração da camada anódica dependerá do nível e frequência que a limpeza se realiza, pois a deposição de detritos aumenta a corrosão provocada pelo cloro e enxofre. A limpeza dos caixilhos nestas áreas, será feita em períodos entre 1 a 6 mêses.

 

Limpeza: Detergente ou sabão neutro aplicados com uma esponja macia, darão maior proteção a anodização. Em caso de detritos mais aderentes, fazer uso de massa de polir (coral nº 2). Desaconselha-se o uso de sabão em pó, por ser alcalino.

 

Chame um Profissional: Sempre que possível, procure um profissional com prática e conhecimento para executar a limpeza, pois tudo parece muito fácil, mas não é. E nem sempre os resultados atendem as espectativas esperadas.

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de nossas novidades.

Nome: E-mail:
Saiba Mais
   

Atelier Esquadrias de alumínio e Vidros - Av. João Samaha, 1.048 - S. J. Batista - BHTE/MG - Cep 31520 100 - (31) 3879-8003 (31) 3082-8864

Email: aatelier2004@gmail.com